Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Deus pode criar uma pedra maior do que possa carregar?

Acredito que todas perguntas levantadas honestamente são dignas de atenção, pois, se forem respondidas corretamente à luz da Verdade, sempre haverão de fortalecer a fé. A dúvida é o melhor combustível para uma fé forte.

Entretanto, considerar uma questão como essa é analisar uma conclusão incorreta do uso lícito da imaginação. Pois, neste caso, a conclusão contradiz a razão.

Como afirma Francis Schaeffer, por sermos criaturas feitas à imagem de um Deus criador, possuímos em nossas mentes a capacidade de imaginar coisas que são criativas, porém irreais antes de tentar ou efetivamente trazê-las para a realidade. A imaginação nos é um atributo inerente.

Entretanto, mesmo ao fazer uso da imaginação há outro atributo de Deus que carregamos e que é ainda mais fundamental, em relação ao qual precisamos submeter todas as nossas conclusões. Trata-se do atributo da razão. Este é um atributo regulador de nossas vidas e de nossas mentes e é ele quem verdadeiramente estabelece os limites e julga as propostas de nossa imaginação. Então prossigamos.

1. Desde que Deus é espírito e todo-poderoso é irracional imaginar Deus sendo incapaz de carregar ou ter seu poder limitado por algo criado ou material.

2. Desde que Deus é a origem de todas as coisas, é irracional e ilógico imaginar que o originado seja superior ou impositor de limites de qualquer espécie sobre aquele que o origina. Em outras palavras a ordem criada jamais apresentará um atributo superior ao de sua origem. Assim como uma energia que não pensa não pode produzir seres pensantes, Deus não pode produzir nada superior a Si mesmo.

3. Desde que não há nada superior a Deus, é irracional imaginarmos algo que lhe imponha limites.

4. Desde que Deus é RACIONAL, é irracional e ilógico imaginarmos Deus planejando ou executando algo irracional.

5. Desde que Deus age sempre de acordo com sua própria natureza é irracional imaginarmos Deus agindo de forma contrária a seu ser, seus atributos e caráter como revelados por Ele mesmo nas Sagradas Escrituras.

Assim, de forma resumida, todas as obras de Deus possuem um autor todo poderoso, infinitamente sábio e racional, que arrazoa e executa com intenções santas, bondosas, perfeitas e imutáveis, e que não pode ter seus desígnios frustrados. Este fato é absoluto e independe da limitada capacidade humana de interpretar os fatos - que muitas vezes não trazem estes fatores tão evidentes diante de nossos olhos. Quem diria que o Filho de Deus pregado numa cruz poderia ser visto como a atitude mais bela, sábia e perfeita, e que trouxesse os maiores benefícios que a humanidade já conheceu e jamais conhecerá.



Satisfeito Pela Verdade - Por David Romer

Nenhum comentário:

Postar um comentário